ALGO EM COMUM

Você gosta de organizar festas infantis bem especiais para seus filhos? Sempre diz que não inventará trabalho, mas está sempre buscando algo diferente por aí? Curte festas simples, no chamado estilo clean? E de fazer ou encomendar sob medida itens do tema que seu pimpolho ama? Busca novidades na net? Sempre acaba fazendo algo a mais do que esperava, mesmo sendo super atarefada?

Se respondeu sim a alguma dessas perguntas, temos alguma coisa em comum. Vamos compartilhar dicas de festas e ajudar outras mamães (dindas, tias, vovós...) festeiras.



sexta-feira, 26 de agosto de 2011

FESTA COMBINA COM ECOLOGIA

Em 1992 realizou-se no Rio de Janeiro um evento mundial sobre ecologia, que ficou conhecido como Rio-92 ou Eco-92. Estudava em colégio público, onde discutimos muito sobre ele e, desde então, a preocupação ficou em minha mente. Não sou uma pessoa completamente responsável com o planeta, mas sinto incômodo com tanto lixo que gero (adorei a lei das sacolinhas para me lembrar de levar as retornáveis),  detesto desperdício de água, de luz.

Comento tudo isso para levantar uma bola, que pode ser uma bexiga de festa: já parou para pensar quanto tempo levam as inocentes bolas de gás, o isopor, os copinhos e tantos descartáveis das nossas festinhas? Quando optamos por fazer muitas coisas em casa, esses podem não ser mais utilizados, o que é uma pena (eu estou tentando repassar o Cocoricó, mas só acho interessadas fora do Rio). No próximo ano já estou pensando nisso, em usar itens que possam ter outra utilidade depois. Já tentei encher poucas bolas, só 30 necessárias para as flores, mas acabaram fazendo um arco com as restantes. Corrijo no próximo ano também. Em certos aspectos, mesas e decorações alugadas ou casas de festas colaboram mais com o meio ambiente.

Já li muitos artigos sobre o tema e lendo algumas sugestões para este artigo, filtrei um pouco o radicalismo de não usar nada, nem dar lembrancinhas para crianças ou coisas do gênero (respeito a opinião, que é louvável) e destaco esse resumo:
  • Bolas de gás ou bexigas - concordo plenamente que ficam liiiindos, hoje em dia tem serviços artísticos maravilhosos, mas conseguimos decorar lindamente também reduzindo sua quantidade;
  • Copos descartáveis - o vidro é inadequado, então copos plásticos coloridos e reutilizáveis para as crianças, que servirão em outro evento ou podem ser no tema, para levarem de brinde; pode-se pedir ao buffet contratao o uso deste estilo de copos. O mesmo para talheres e pratos;
  • Isopor - enfeites não são mais tão comuns e os cartonados são menos poluentes;
  • Painel - tecidos sem o tema escolhido podem ser reaproveitados;
  • Toalhas - tecidos e o TNT, se escolhidos com cuidado, atenderão a outras comemorações. 
Nesta busca ecológica, encontrei duas maravilhas. Primeiro, a bola de papel de seda, presente na festa Morangos, Poás e Frufrus, com a devida referência à blogueria Aline Marra: 
_______________________________________________________________
Decoração com bolas/flores de papel de seda
"Conforme prometi segue o passo-a-passo da confecção das bolas de papel decorativas!

Minha amiga Mari que me falou sobre essas bolas, então procurando na internet encontrei isso no site da bambambam dos EUA, a musa inspiradora das Amélias modernas: Martha Stewart (http://www.marthastewart.com/)! Rs. ...

É muito fácil de fazer, mas tem que ter paciência e delicadeza pq o papel é bem sensível. Segue o passo-a-passo:

1. Para uma bola bem cheia é preciso no mínimo 14 folhas de papel, lembrando que o formato do papel deve ser retangular, tipo A4. Junte as folhas e faça uma espécie de sanfona.

2. Depois de fazer a sanfona amarre um arame ou fitilho no centro, e corte as pontas da sanfona.

3. Comece a abrir as folhas com cuidado, e a bola já vai começar a se formar.
4. Abra todas as folhas e pronto, está pronta a sua bola decorativa!

Dessa forma pode ser feito também flores para colocar em porta guardanapos, ou onde sua imaginação permitir! Espero que consigam fazer meninas, o resultado fica demais!"
_______________________________________________________________

E esse painel em fitas, que já vi em fotos de festas clean. Demais! Gostei muito mesmo. Vem do Blog Hoje Via ser uma Festa!:

_______________________________________________________________

Painel de fitas: Passo a passo, como fazer

 
"Este PAP é do blog Sweet Craft Cakes, vamos aprender a fazer um painel de fitas!

Eu adaptei o passo a passo para que ele ficasse mais acessível e fácil de fazer (pois não temos os mesmos materiais disponíveis)


Material:
- fitas
- barbante
- fita dupla face
- ferro de passar

Primeiro, meça o tamanho da parede onde ficarão as fitas (em comprimento para o tamanho das fitas e em largura para o barbante).
Em seguida, corte sua fita de acordo com suas medidas.

Crie um vinco no topo da sua fita com o ferro, isso torna mais fácil de dobrar.

Coloque fita dupla face na dobra e posicione o barbante no meio do vinco.
Se preferir, você pode usar fita no lugar do barbante.
Dobre as fitas, fixando bem, uma ao lado da outra.
"

http://ehojevaiserumafesta.blogspot.com/2011/08/painel-de-fitas-passo-passo-como-fazer.html  Acesso em 25.agosto.2011.


____________________________________________________________________

Clean, no inglês, limpo, em português, limpo não combina com lixo. Logo, a festa clean por ter em sua essência a redução de supérfluos, já é mais sustentável, ecológica. A planeta e nossos bolsos agradecem ; ) Pense nisso!

2 comentários:

  1. Como você prendeu na parede esse painel de fitas??

    ResponderExcluir
  2. Gente, aindei meio afastada do blog, e acabei não respondendo a pergunta: prendi em pregos que já havia no local, mas não achei a melhor alternativa, acredito que deveria ter colocado, além dos pregos, dupla face na parede, para que ficasse retinho encima. Se olharem a festinha da Hello Kitty vão entender o que estou falando.

    ResponderExcluir